quinta-feira, 1 de julho de 2010

Noriko's Dinner Table

Noriko's Dinner Table

Não há como expressar em palavras tudo que senti ao assistir a esse filme. Noriko's Dinner Table pode ser considerado uma obra-prima do cinema mundial. Com 2 horas e meia de duração, este é um filme que te conquista aos poucos. Até a primeira hora de duração, você não vai entender muita coisa, mas não vale a pena perder a paciência por causa disso. O filme começa meio devagar, com a fuga da menina Noriko para Tóquio para encontrar uma garota que ela conheceu no site haikyo.com, que, por sinal,  existe realmente e também aparece no 1o filme, o "Suicide Club" (é o site que a hacker descobre e denuncia pra polícia).
Noriko é uma menina infeliz do interior que vive com os pais e sua irmã Yuka e deseja expandir seus horizontes. É então que ela, usando o pseudônimo Mitsuko, conhece o site haikyo.com e consequentemente a moderadora do site, que se autodenomina Ueno Station #54. No entanto, ao fugir de casa e encontrar a garota que, na verdade, se chama Kumiko, ela jamais imaginaria o que a esperava.
A história é narrada pelos 4 personagens principais: Noriko, Yuka, Kumiko e Tetsuo (o pai de Noriko e Yuka).
Ao passo que termina a narração de Noriko, tem início a de Yuka que acaba de saber sobre o suicídio das 54 garotas do metrô (retratado no filme anterior) e acredita que sua irmã esteja envolvida. Ela passa a visitar o haikyo.com com o nome de Yoko e resolve fugir de casa também para encontrar a irmã. Após perderem as 2 filhas, os pais entram em desespero, culminando com o suicídio da mãe.
Na narração de Kumiko é que temos conhecimento do passado dela e de quem ela realmente é e descobrimos que ela foi encontrada dentro de um armário na estação Ueno, o armário número 54, por isso seu nickname Ueno Station #54. Além disso, descobrimos que ela tem um negócio de aluguel de famílias. Estranho não? Ela e as pessoas da sua organização são contratadas por clientes que pagam para que elas se passem por suas filhas, esposas etc. Até aí o negócio parece algo relativamente inocente, mas a onda de suicídios começou com ele. Kumiko controla cada um da organização e dá tarefas a eles. Nem todos da organização se suicidam, mas, se vc é ordenado para tal, deve fazê-lo. Basicamente é isso. Kumiko é quem controla o suicídio em massa das 54 garotas e faz Noriko assistir a isso. Depois desse evento Noriko vira uma pessoa completamente diferente.
Na narração do pai, temos acesso à investigação dele sobre o caso dos suicídios e, no fim das contas, ele descobre tudo sobre Kumiko e o paradeiro de suas filhas e arma um reencontro. Não preciso dizer que não dá muito certo, maaaas vocês devem ver o filme se quiserem saber o que acontece. Só o que posso dizer é que é uma sequência de cenas estonteantes e atuações incríveis principalmente por parte do pai e de Yuka!
Aliás, eu preferi Yuka à sua irmã Noriko. Pra mim, o final só seguiu daquela forma graças a Yuka. E, no fim das contas, se você achava que a Noriko era mais esquisita e que a Yuka era mais normal, vai ter uma pequena surpresa no final. As irmãs tomam decisões diferentes e inesperadas no final. A decisão de Noriko eu esperava que fosse a de Yuka e vice-versa.

Yuka Yuka

Noriko Noriko

Kumiko Kumiko


O filme termina sem dar mais detalhes sobre o destino dos 4 personagens principais e a nós resta apenas imaginar o que pode ter acontecido.
Para aqueles que procuram somente uma explicação para os eventos de Suicide Club, pode ser um pouco frustrante, porque é uma outra visão dos eventos e basicamente só explica o suicídio do trem. No entanto, o filme vale muito a pena pelas atuações, a história, a complexidade dos personagens e alguns esclarecimentos pra certos eventos do Suicide Club. O filme se passa antes, durante e depois dos eventos do Suicide Club e é uma ótima pedida. Nota 10!

2 comentários:

Anônimo disse...

Devo confessar que estou curiosa para ver este filme. . .Vi o primeiro e confesso que tive de pesquisar num fórum acerca de algumas partes para tentar perceber algumas coisas do filme. . .Os japoneses fazem coisas muito interessantes. .O humor, o terror deles, é tudo muito diferente. . .!E atraente, ao mesmo tempo. . .Gosto deste pequeno espaço. . .

Natani disse...

É muito bom! Veja!!

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates