quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Dramas Taiwaneses

Já faz tempo que não vejo dramas taiwaneses, mas bate uma saudade de vez em quando. Para aqueles que já caíram de pára-quedas no mundo dos kdramas, sem nunca ter passado pelos tw-dramas, ou seja, calouros que nunca passaram pelo trote, essa lista pode vir a servir de guia na sua jornada para descobrir o mundo das séries taiwanesas, caso se interesse. Vale ressaltar que os últimos tw-dramas a que assisti são relativamente antigos.

Fated To Love You

Um dos dramas taiwaneses de maior sucesso, estrelando Chen Qiao En e Ethan Ruan, conta uma história clichê de dois desconhecidos que passam uma noite juntos e são obrigados a se casar por causa de uma gravidez indesejada. Apesar disso, o drama despertou o interesse do público, o que se refletiu na audiência, transformando-o em um dos maiores sucessos taiwaneses de todos os tempos. Muitos fatores colaboraram para isso, como personagens carismáticos, casal com química, comédia e drama bem dosados, substituição de vilões por antagonistas com quem pudemos simpatizar e um elenco de estrelas. Nota: 9.5



 Summer's Desire

É baseado num livro de muito sucesso e que eu, sinceramente, gostaria muito de ler, mas o nível do meu mandarim ainda não permite. Protagonizado por Barbie Xu,  Peter Ho e Huang Xiao Ming, definitivamente, é uma das histórias mais bem escritas que eu conheço. No entanto, não assista a esse drama se você quer ver uma comédia romântica light, porque aqui você só conseguirá histórias dramáticas, extremamente complexas e impactantes. Cada um dos personagens principais tem algum trauma e Barbie Xu se vê dividida entre os personagens de Peter Ho e Huang Xiao Ming. É um triângulo amoroso de tirar o fôlego que consome as vidas dos três jovens de uma maneira inimaginável. E o melhor é que não há como saber com certeza com qual dos dois ela vai ficar. Até praticamente o fim as possibilidades permanecem em aberto, quando uma atitude de um deles muda tudo. Essa é uma história forte em todos os sentidos e, definitivamente, merece uma chance na sua lista.
Nota: 9.5


Devil Beside You

Estrelando Rainie Yang e Mike He, é uma típica história de colegiais, em que uma garota inocente acaba se apaixonando pelo típico badboy e rejeita o amigo bonzinho (Kingone Wang) que, felizmente, acaba encontrando a felicidade nos braços da melhor amiga da protagonista (Cai Pei Lin). O que eu mais gosto nesse drama é o fato de termos dois casais principais desde o início praticamente e, por isso, a história não fica totalmente centrada no romance de Rainie Yang e Mike He. No entanto, cair no clichê é inevitável e acabamos tendo vários obstáculos para o casal principal que parecem saídos de um livro de receitas. Não que isso atrapalhe a história em si, porque, acredite, você não conseguirá parar de assistir, mas se você buscava algo diferente talvez esse drama não seja recomendável. Agora se o seu objetivo é assistir à boa e velha fórmula que sempre funciona, encontrará o paraíso aqui, não apenas com um, mas dois casais! Nota: 8.5
 



It Started With a Kiss / They Kiss Again

A versão mais famosa e querida de Itazura Na Kiss ganhou duas temporadas e contou com duas estrelas como protagonistas: Ariel Lin e Joe Cheng. Não preciso enrolar muito, até porque já postei sobre isso, inclusive comparando com a versão coreana. Basicamente, uma garota burra, inocente e insistente é apaixonada pelo garoto mais inteligente do colégio e o destino faz com que ela tenha que morar na casa dele. A partir daí, o romance dos dois se desenvolve naturalmente. O que vale destacar é a grande química entre os protagonistas, porque a história em si é bem clichê, assim como Devil Beside You, e os obstáculos são os mesmos de sempre: triângulos amorosos, noiva que surge do nada, falta de comunicação entre o casal, doença etc. Particularmente, prefiro a 2ª temporada, porque eles já estão casados.
Nota: 9.0



My Lucky Star
Também já postei sobre esse drama, portanto não vou me elongar. Protagonizado por uma coreana (Yoo Ha Na) e Jimmy Lin, conta a história de uma garota que, ao usar seu talento de designer para enganar os outros, acaba se encontrando com o protagonista masculino e os dois desenvolvem uma amizade única que, aos poucos, se transforma em amor. O drama se passa em duas fases, sendo a primeira uma comédia romântica e a segunda um verdadeiro dramalhão. Uma série de desentendimentos faz com que os dois se separem e o amor se transforme em ódio e, quando o destino faz com que os dois se reencontrem, muitas lágrimas irão rolar. O grande e talvez único problema do drama é o excesso de armações dos vilões. A série é cheia de clichês? Sim! Mas você consegue parar de assistir? Não! My Lucky Star é exatamente o que eu chamaria de “guilty pleasure” e, até hoje, meu drama taiwanês favorito. Apesar de ser meu favorito, serei totalmente imparcial na nota, ok?
Nota: 9.0


Tokyo Juliet
Posso escrever sobre esse drama sem me emocionar, ainda mais quando estou ouvindo a bela música tema? Estrelado por Ariel Lin e Wu Chun (ex-Fahrenheit), conta a história de como o pai de Wu Chun destruiu a vida da personagem de Ariel Lin e continua insistindo em destruí-la de todas as maneiras no cenário da moda. Mas ela foi se apaixonar justo pelo filho do seu grande inimigo? Pois é. Se não fosse assim, não seria interessante, certo? Ariel e Wu Chun interpretam dois talentosos designers que se apaixonam e passam por poucas e boas para ficarem juntos. Nota: 9.5

Bull Fighting
Estrelado por Mike He, Lee Wei e Hebe Tian, uma das cantoras do grupo S.H.E, é uma série que, provavelmente, muitos julgam ser infantil e clichê. E é? Sim, eu admito. No entanto, acho que é exatamente por isso que gosto desse drama, porque o que eu queria ver eram exatamente momentos fofos entre Mike He e Hebe, com ambos passando por poucas e boas até ficarem juntos e Lee Wei desistindo da Hebe e achando outra menina digna dele. E foi isso que aconteceu? Preciso dizer? Drama previsível? Sim, mas digno do meu tempo. Nota: 8.0


Bump Off Lover
Um oásis no mundo dos tw-dramas, Bump Off Lover oferece algo diferente. Angela Zhang interpretando irmãs gêmeas, assassinatos, psicopatas, twists inimagináveis! É isso que esse drama oferece, cumprindo seu papel como um bom thriller. Só fiquei triste, porque o vilão era um personagem de quem eu gostava, mas, como eu disse, a série vale a pena pela história, por isso tente não se apegar a nenhum personagem, porque você pode se arrepender.
Nota: 9.0


Miss No Good
Estrelado por Rainie Yang e Wilber Pan, temos mais uma vez uma comédia romântica bem light, com uns toques de drama. A personagem de Rainie é uma garota que se veste de forma extremamente esquisita, até que, por causa de um garoto rico do seu passado, ela resolve pedir ajuda a um estilista (Wilber Pan) para melhorar seu visual. A noiva do garoto rico não fica nada feliz e pede que o estilista distraia Rainie para que ela possa se aproximar de seu noivo. Aos poucos, o interesse de Rainie e as intenções de Wilber mudam totalmente e os dois percebem que estão apaixonados um pelo outro. Além disso, se não me engano, também tem um segredo sobre a mãe verdadeira da personagem de Rainie Yang. De forma geral, é uma história agradável e vale a pena assistir.
Nota: 9.0

Smiling Pasta
Como não falar desse sem deixar minhas emoções interferirem? Um dos meus dramas taiwaneses favoritos, só perdendo para My Lucky Star, é estrelado pelos fofíssimos Cyndi Wang e Nicholas Teo que têm uma química maravilhosa em cena. O personagem de Nicholas Teo é um idol que esbarra sem querer na personagem de Cyndi, culminando com os dois se beijando sem querer e sendo flagrados por paparazzis. Por causa dessa situação, eles são obrigados a fingir que estão numa relação e, aos poucos, se apaixonam. O plot é parecido com o do kdrama atualmente em exibição, Prime Minister And I. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Mais uma vez, temos uma comédia romântica light, com pitadas de drama. Ao contrário dos coreanos, os taiwaneses parecem saber o que é uma comédia romântica. Já os coreanos dizem que tal série é comédia romântica e, de repente, depois de um ou dois episódios engraçados, só vemos dramalhão e mais dramalhão. Smiling Pasta é bem light e recomendo para qualquer um que goste de comédia romântica.
Nota: 9.0

Love Contract
Sabe aquele drama que começa com potencial e te deixa cheio de expectativas, mas no meio do caminho se perde e começa a inventar os mais absurdos twists para ser lembrado como uma história memorável ou cult ou sei lá o que eles pretendiam? Então, esse é o resumo do drama. Com Mike He e Ariel Lin, eu ainda não consigo acreditar que eles fizeram tanta besteira nesse roteiro. Uma das maiores decepções da história! Por isso, esse drama merece perder 2 pontos pelo final melodramático e aberto e 1 ponto pelas falhas no roteiro.  Nota: 7.0



Why Why Love
Protagonizado novamente por Rainie Yang e Mike He, com Kingone Wang sendo rejeitado mais uma vez pela Rainie. Temos, outra vez, romance fofo e muita química entre Rainie Yang e Mike He e cenas de partir o coração. O final é aberto, dando a entender que tenha sido triste, bem no nível de Love Contract. Se eu soubesse que o final seria assim, nem teria assistido, por isso que estou avisando.
Nota: 6.5











Meteor Garden 1 & 2
Versão taiwanesa de Hana Yori Dango, então você já sabe o que esperar, né? Muito drama! A história é praticamente a mesma, mas essa é a versão que tem os melhores beijos e as cenas mais sensuais. Estrelada por Barbie Xu e Jerry Yan, vale a pena assistir apenas a primeira temporada, porque na segunda o Jerry passa a temporada inteira com amnésia e só recupera a memória no final. Nem assisti à segunda temporada, por sinal.
Nota: 7,0 (Fazendo uma média entre as duas temporadas e ponderando os prós e contras.)


Romantic Princess
Você quer assistir a uma comédia romântica sobre jovens ricos sem nada melhor pra fazer e sem praticamente nenhum drama? Então esse é o seu drama! Não deu certo com The Heirs, porque tinha dramalhão demais, né? Então, assista a Romantic Princess! Estrelado por Angela Zhang, Wu Chun (ex-Fahrenheit), Calvin Chen (ex-Fahrenheit) e Genie Zhuo, esse drama te oferece quase tudo o que The Heirs havia prometido e não cumpriu. Não existe nem mesmo um obstáculo na relação entre os protagonistas, já que Angela Zhang é a neta perdida de um milionário e Wu Chun é uma espécie de primo por afeição. Os únicos problemas são eles próprios quem criam, porque querem uma vida própria que eles mesmos possam controlar a ponto de fugirem de casa para provarem que podem se virar sozinhos. Nem preciso dizer que Calvin Chen e Genie Zhuo desistem logo de cara e só Wu Chun continua insistindo nisso, até arranjando trabalho como pedreiro. É tenso. Hahaha Apesar disso, é uma história bem light sem muito drama. Quem estiver procurando isso aí está seu drama.
Nota: 8.0
A Game About Love
Um dos dramas mais fofos e, ao mesmo tempo, frustrantes que eu já vi. Pra vocês terem noção, em 27 episódios, há pouquíssimos beijos entre os protagonistas, eles têm poucas cenas românticas e o protagonista masculino (Sam Wang) abre mão da garota (Chen Qiao En) por causa do melhor amigo que é a fim dela. E não apenas isso, ele também esconde seu talento para pintar apenas porque o melhor amigo também pinta. Ele abre mão de tudo por esse amigo que jamais faria o mesmo por ele. E o único motivo pelo qual os dois acabam ficando juntos no final é porque o tal “amigo” permitiu. É tão frustrante! Não fosse por isso, seria um dos melhores dramas da minha lista.
Nota: 8.0



Skip Beat
Quem já leu o manga sabe do que se trata. Skip Beat basicamente é a história de uma garota (Ivy Chen) que é traída e usada pelo amigo superstar (Donghae do Super Junior), por quem era apaixonada. Ela jura vingança e, para tal, resolve entrar numa agência e descobre que tem talento para atuar. Lá ela desenvolve uma amizade atípica com uma concorrente e um romance bem lento com um ator famoso (Siwon do Super Junior). A presença de idols coreanos atraiu mais atenção do que o drama mereceu, provando a força da hallyu wave. Quando eu digo que o drama “não mereceu tanta atenção”, não é porque tenha sido ruim. Pelo contrário, mas sim porque ele termina com um final aberto, ou seja, não há final, assim como o anime. E esse mangá também não acaba nunca! Nota: 8.5



Easy Fortune Happy Life
Estrelado por Chen Qiao En, Lan Cheng Long e Roy Chiu, começa com uma premisa bastante diferente e completamente surreal. Devido a certas circunstâncias, o avô do personagem de Lan Cheng Long promete sua fortuna a quem se casar com a personagem de Chen Qiao En. Por causa disso, o neto ambicioso arma um plano com sua namorada (Jocelyn Wang) de se casar com a personagem de Qiao En e depois matá-la para herdar a herança! No entanto, ele acaba se apaixonando por ela e desiste do plano. Sinceramente, os dois protagonistas não tinham química e preferia ela com o Roy Chiu. O mais interessante nessa história toda acabou sendo o desenvolvimento da vilã (Jocelyn Wang) e o posterior envolvimento dela com o irmão (Xiu Jie Kai) de seu ex-namorado. A vilã, na verdade, era uma moça cheia de traumas e, apesar de aparentar ser má e vingativa, ela acaba se revelando uma garota originalmente de bom coração, graças ao personagem de Xiu Jie Kai. Esses dois roubaram a cena, sinceramente, mesmo tendo Chen Qiao En no drama. E, por causa deles, minha nota será mais alta do que deveria.
Nota: 8.5






Mars
Havia esquecido completamente de incluir esse drama maravilhoso, baseado em um fabuloso mangá, nessa lista, por isso estou editando. Estrelado por Barbie Xu e Vicky Zhou, conta a história de uma tímida estudante de arte e um playboy motoqueiro que se apaixonam um pelo outro. Apesar de parecer uma típica história de amor entre uma nerd e um playboy, Mars, na verdade, foca no drama, nas tragédias que aconteceram e ainda acontecem nas vidas desses dois personagens. O tema é bem maduro, com cena de "sexo" e abordando até mesmo violência sexual e, se não me engano, um psicopata armado mais pro final da série. Apesar disso, ainda podemos considerá-lo um drama bem leve se compararmos às séries americanas e às novelas brasileiras. No mais, essa história simplesmente não pode faltar na sua lista. Leia o mangá também que não vai se arrepender.  Nota: 9,0


Love Buffet
Baseado no manga Love Buffet, é estrelado por Yu Hong Yuan, Calvin Chen (ex-Fahrenheit) e Aaron Yan (ex-Fahrenheit). Pra quem já leu o mangá, não é segredo com quem ela vai terminar. Só sei que fiquei super feliz com o casal final! A personagem de Yu Hong Yuan se vê envolvida num triângulo amoroso, quando dois primos passam a ser seus vizinhos e, para piorar, frequentam a mesma faculdade que ela. Basicamente, ela se apaixona por um, sofre uma decepção, se apaixona pelo outro, sofre outra decepção e, finalmente, acaba ficando com o primeiro. Não vou dizer quem é quem pra não estragar a surpresa. Se bem que, pra quem já leu o mangá, não há surpresa. Apesar de a história ser bonitinha e ter o meu amado Calvin Chen, confesso que fiquei entediada em boa parte da história. Considerando isso, minha nota cai bastante.
Nota: 6.5


Meteor Shower 1 & 2
Embora seja uma versão chinesa de Hana Yori Dango, achei conveniente falar sobre ela, porque até hoje só assisti a dois dramas realmente chineses. Essa é a versão mais diferente de Hanadan, que não se permitiu ser limitada pelos acontecimentos do mangá. Graças a isso, muitos dos dramas desnecessários da história original foram evitados, mas substituídos por outros. Mesmo assim, penso que foi uma versão digna, mas nada do outro mundo.
Nota: 7.0
(Fazendo uma média entre as duas temporadas, com a primeira sendo infinitamente superior à segunda.)

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Os podres da indústria musical coreana

     Após ler a recente entrevista de Brad Moore, baterista da banda indie Busker Busker, resolvi escrever sobre o lado negro do cenário musical coreano. Vocês podem ler a entrevista na íntegra, em inglês, nesse link: http://noisey.vice.com/blog/great-white-hope-how-bradley-ray-moore-accidentally-conquered-k-pop
     Na entrevista, basicamente, Brad revela como ele foi parar numa banda com integrantes pouco experientes musicalmente, inclusive ele próprio, e, logo em seu primeiro ensaio, convidado para participar do Superstar K com a Busker Busker. Sem estar acostumado com a indústria coreana, ele conta como a experiência foi terrivelmente cansativa e programada nos mínimos detalhes. O vencedor, Ulala Session (Alô, fãs de Ulala?), já estava decidido. Busker Busker fora chamada ao programa por ser uma banda diferente, mas desde o início  foi considerada pelos produtores do programa como material não rentável, sendo logo eliminada. No fim das contas, a banda fez um enorme sucesso entre o público, que exigiu seu retorno ao Superstar K. Chegaram à final, passando por cima de várias regras da indústria e acabaram assinando um contrato de apenas 6 meses com a CJ E&M, que esperava que o sucesso deles fosse passageiro. Não foi o que aconteceu e, hoje, a banda encontra-se consolidada no cenário musical, fazendo muito mais sucesso, na Coréia, do que a maioria das bandas de kpop. 
     Busker Busker pode ser considerada uma banda de sorte, porque, mesmo sendo um "produto não rentável", estourou entre o público coreano. Claro que isso se deve a diversos fatores, como a qualidade musical, a diversidade trazida pela presença de um estrangeiro, o som diferente e o cansaço do público perante a mesmice do kpop. Tudo isso somado fez com que a banda ficasse famosa entre fãs e não fãs de kpop. 
     A longa entrevista do baterista mostra como a indústria do kpop já controla praticamente todos os setores musicais, inclusive o rock e o indie, ditando inclusive sua moda, como relata Brad, citando momentos em que os enchiam de maquiagem e tiveram até mesmo que fazer aplicações de Botox. Tudo pelo bem do programa. Outro detalhe que chama a atenção é como já estava decidido o vencedor do Superstar K. Sabemos que isso acontece em reality shows pelo mundo todo, mas ouvir isso sobre o suposto perfeito cenário musical coreano é, no mínimo, decepcionante. Além disso, as poucas oportunidades dadas a outros estilos como o rock e o indie prejudicam a diversidade musical. 
     E, no cenário do kpop propriamente dito, podemos apontar os diversos problemas que já conhecemos, como as políticas anti-namoro, as cirurgias plásticas para criar a face ideal, a valorização da aparência em detrimento de outros fatores, o regime militar das agências, competição entre membros de uma mesma banda, bullying etc. 
     Aliás, recentemente, vários casais se revelaram, como Soyeon (T-Ara) e Oh Jong Hyuk (Click B), que admitiram estar namorando há 3 anos, sem ninguém notar. Vários casais de atores também têm se revelado, mas o grande tabu ainda permanece sendo os relacionamentos amorosos no caso dos idols. Tirando o Won Bin, o grande público não parece se importar muito quando atores revelam que estão juntos, principalmente se forem atores do mesmo nível, ou seja, com o mesmo status. Imagine se Lee Byung Hun tivesse revelado que namorava Lee Min Jung quando ela ainda era uma atriz novata. Com certeza, teria sido o fim da carreira dela antes mesmo de começar. Agora, ela já tem status suficiente para ser "aceita" como namorada dele pela maioria do público.
     E as cirurgias plásticas? É uma regra básica! Quer entrar pra indústria? Faça cirurgia. A não ser que a pessoa tenha a sorte de nascer com a face ideal, mas mesmo assim ainda devem fazer alguns procedimentos. Não vou nem mencionar o quanto isso é prejudicial, principalmente para os fãs, que têm aquela falsa imagem como uma meta a ser alcançada.
     E como esquecer todo o rigor da indústria, que não deixa seus idols descansarem, levando vários a visitas indesejadas ao hospital? Rigor esse que também cria competição entre os membros de uma mesma banda. Há a que canta melhor, a que dança melhor, a rapper, a face do grupo, a que atua. E, se você não se encaixar em nenhuma dessas categorias, esqueça suas chances de ser popular. Muitas vezes, isso pode levar a bullying dentro do grupo, não apenas da rejeitada, como teria sido com Hwayoung do T-Ara, mas também da mais bem-sucedida, como alguns artigos já sugeriram que acontece em outras bandas por aí, sem citar nomes.
     Lá no fundo, já sabíamos de tudo isso, mas o fato é que a entrevista de Brad abriu precedentes para discutir sobre o assunto. Claro que logo depois ele e sua agência se retrataram, como é típico da indústria do entretenimento coreana. Tudo que acontece vem seguido de uma retratação. Outra regra coreana impossível de mudar. E, sinceramente, quem ainda acredita nas declarações dessas empresas? Seria maravilhoso se mais idols revelassem os podres da indústria do entretenimento, mas infelizmente parece que a história se resumirá a Brad que, talvez tenha cometido tal pecado de falar a verdade sobre o cenário musical coreano, simplesmente por ser estrangeiro. 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Audiência e o sucesso de um drama

     Se há algo que leva a indústria coreana a produzir cada vez mais dramas é, sem dúvida, a possibilidade de conquistar muitos pontos na audiência e, obviamente, faturar bilhões de won. Ao contrário dos produtores americanos, que apostam em milhares de temporadas como fonte de lucro, os coreanos apostam na produção em massa de dramas curtos que, raramente, passam da primeira temporada. 
     No entanto, tipos diferentes de dramas atraem diferentes públicos e há de se considerar também que dramas de tv a cabo têm muito menos exposição do que os da tv aberta. Portanto, um drama de tv a cabo, como a tvN, que atinge mais de 1.00% já é considerado um sucesso, enquanto uma emissora de tv aberta como a KBS só se satisfaz com quase ou mais do que 20 pontos percentuais. O dia em que as séries são exibidas também interfere na audiência e aquelas transmitidas nos finais de semana, os chamados family dramas, usualmente atingem uma audiência muito maior do que a dos dramas exibidos nos dias de semana mesmo que, proporcionalmente, não tenham alcançado um sucesso tão grande. 
     You're The Best Lee Soon Shin da KBS é um exemplo de drama de final de semana (com uma média de 50 episódios) que, apesar de ultrapassar os 20 pontos percentuais, não foi considerado bem-sucedido, se comparado a séries como Ojakgyo Family, que foram exibidas no mesmo horário e chegaram aos 40 pontos. 
       Dramas mais longos (com uma média de 100 episódios) que são exibidos todo dia de semana (daily dramas) também costumam ter uma ótima audiência. Para se ter noção, já no primeiro episódio de Sincerity Moves Heaven (ou A Tale of Two Sisters), um drama atualmente exibido pela KBS, a audiência ultrapassou os 20 pontos percentuais. 
     Já Queen In Hyun's Man e Answer Me 1997 - da emissora de tv a cabo tvN - foram considerados bem-sucedidos, mesmo tendo alcançado o máximo de apenas 4.00%, o que para a tv aberta seria um fracasso. Estes são dramas curtos, com uma média de 16 episódios. 
      Enquanto isso, I Hear Your Voice da SBS ultrapassou a casa dos 20.0%, o que é considerado um êxito extremo, pois é raro para minisséries de dia de semana alcançar esses pontos. Estas são exibidas dois dias seguidos, após um daily drama, portanto, em um horário mais tardio. Acho que o sonho de todo produtor é ultrapassar os 20,0% com uma minissérie. Winter Sonata da KBS é um bom exemplo de sonho realizado, pois atingiu os 20,0% desde o 4o episódio e nunca mais saiu dessa faixa, entrando para a história dos kdramas. No entanto, dramas como Love Rain e Mary Stayed Out All Night ficaram na faixa dos 6,0% e foram considerados um fracasso. No caso de Love Rain, no entanto, é incompreensível o motivo dessa rejeição, já que o drama é sensacional em aspectos cinematográficos, tem uma história linda e casais compatíveis. Isso também serve para mostrar que, nem sempre, qualidade implica sucesso. Esse tipo de drama é curto, nunca passando de 24 episódios.
      No fim das contas, o que importa não é o percentual em si e sim o dia, o horário e o canal em que os dramas são exibidos, além de um pouco de sorte. É isso que determina se 1,00% ou 11,0%, por exemplo, é bom ou ruim. 

Fonte: Tabelas de "ratings" da Asian Wiki

Template by:

Free Blog Templates