quinta-feira, 1 de julho de 2010

Noriko's Dinner Table

Noriko's Dinner Table

Não há como expressar em palavras tudo que senti ao assistir a esse filme. Noriko's Dinner Table pode ser considerado uma obra-prima do cinema mundial. Com 2 horas e meia de duração, este é um filme que te conquista aos poucos. Até a primeira hora de duração, você não vai entender muita coisa, mas não vale a pena perder a paciência por causa disso. O filme começa meio devagar, com a fuga da menina Noriko para Tóquio para encontrar uma garota que ela conheceu no site haikyo.com, que, por sinal,  existe realmente e também aparece no 1o filme, o "Suicide Club" (é o site que a hacker descobre e denuncia pra polícia).
Noriko é uma menina infeliz do interior que vive com os pais e sua irmã Yuka e deseja expandir seus horizontes. É então que ela, usando o pseudônimo Mitsuko, conhece o site haikyo.com e consequentemente a moderadora do site, que se autodenomina Ueno Station #54. No entanto, ao fugir de casa e encontrar a garota que, na verdade, se chama Kumiko, ela jamais imaginaria o que a esperava.
A história é narrada pelos 4 personagens principais: Noriko, Yuka, Kumiko e Tetsuo (o pai de Noriko e Yuka).
Ao passo que termina a narração de Noriko, tem início a de Yuka que acaba de saber sobre o suicídio das 54 garotas do metrô (retratado no filme anterior) e acredita que sua irmã esteja envolvida. Ela passa a visitar o haikyo.com com o nome de Yoko e resolve fugir de casa também para encontrar a irmã. Após perderem as 2 filhas, os pais entram em desespero, culminando com o suicídio da mãe.
Na narração de Kumiko é que temos conhecimento do passado dela e de quem ela realmente é e descobrimos que ela foi encontrada dentro de um armário na estação Ueno, o armário número 54, por isso seu nickname Ueno Station #54. Além disso, descobrimos que ela tem um negócio de aluguel de famílias. Estranho não? Ela e as pessoas da sua organização são contratadas por clientes que pagam para que elas se passem por suas filhas, esposas etc. Até aí o negócio parece algo relativamente inocente, mas a onda de suicídios começou com ele. Kumiko controla cada um da organização e dá tarefas a eles. Nem todos da organização se suicidam, mas, se vc é ordenado para tal, deve fazê-lo. Basicamente é isso. Kumiko é quem controla o suicídio em massa das 54 garotas e faz Noriko assistir a isso. Depois desse evento Noriko vira uma pessoa completamente diferente.
Na narração do pai, temos acesso à investigação dele sobre o caso dos suicídios e, no fim das contas, ele descobre tudo sobre Kumiko e o paradeiro de suas filhas e arma um reencontro. Não preciso dizer que não dá muito certo, maaaas vocês devem ver o filme se quiserem saber o que acontece. Só o que posso dizer é que é uma sequência de cenas estonteantes e atuações incríveis principalmente por parte do pai e de Yuka!
Aliás, eu preferi Yuka à sua irmã Noriko. Pra mim, o final só seguiu daquela forma graças a Yuka. E, no fim das contas, se você achava que a Noriko era mais esquisita e que a Yuka era mais normal, vai ter uma pequena surpresa no final. As irmãs tomam decisões diferentes e inesperadas no final. A decisão de Noriko eu esperava que fosse a de Yuka e vice-versa.

Yuka Yuka

Noriko Noriko

Kumiko Kumiko


O filme termina sem dar mais detalhes sobre o destino dos 4 personagens principais e a nós resta apenas imaginar o que pode ter acontecido.
Para aqueles que procuram somente uma explicação para os eventos de Suicide Club, pode ser um pouco frustrante, porque é uma outra visão dos eventos e basicamente só explica o suicídio do trem. No entanto, o filme vale muito a pena pelas atuações, a história, a complexidade dos personagens e alguns esclarecimentos pra certos eventos do Suicide Club. O filme se passa antes, durante e depois dos eventos do Suicide Club e é uma ótima pedida. Nota 10!

Suicide Club

Suicide Club


Para começar com chave de ouro, vou fazer uma pequena sinopse e análise de um filme que está aí para impressionar, ou deveria dizer, chocar. A 1a cena? 54 garotas do colegial se suicidam jogando-se na frente de um trem do metrô. O filme contém diversas cenas no estilo trash e gore, e, se você espera alguma explicação pros suicídios em massa, vai ficar só na vontade. Mas vale a pena ver a sequência, o filme Noriko's Dinner Table, que é de arrepiar não pela quantidade de sangue mas pela complexidade da história e dos personagens. E nesse filme, sim, você encontrará algumas respostas para alguns eventos de Suicide Club.
O que nós vemos em Suicide Club são os fatos: a onda de suicídio que começou com as 54 garotas e parecia não ter mais fim. Nesse filme não há uma narrativa clara nem protagonistas efetivos, e há um mistério por trás de uma banda de garotas de 12 anos (Dessert) que parecem ter alguma relação com os suicídios. Há cenas bem desconcertantes, como uma em que um grupo de colegiais faz piada sobre os suicídios e resolvem se jogar do terraço de um colégio. Quando vi essa cena achei que era brincadeira e que não iam se jogar de verdade, mas que nada! Um bando de loucos! Ah sim, sangue é o que não falta em Suicide Club. Tem até uma cena em que o namorado de um garota se joga de um prédio e, coincidentemente, cai em cima dela.
Bom, detalhes à parte, devo dizer que não sou muito fã desse filme. Na minha opinião, ele perde o rumo quando começa a retratar os suicídios como uma atividade cotidiana, apesar de essa ser uma das grandes sacadas do filme. Mas não é nada agradável ver uma mulher cortar o braço em vez dos legumes e ainda conseguir sorrir e a filha nem se chocar. xD
Basicamente a polícia passa o filme inteiro tentando resolver o mistério por trás dos suicídios e não preciso dizer que não consegue. A única personagem que descobre o que está acontecendo resolve entrar pra "seita do suicídio". ahahaha Há também uma hacker que ajuda a polícia a investigar o caso e acaba sendo sequestrada por um homem maluco que se diz o novo Charles Manson e o líder do Suicide Club, o que obviamente não é verdade.
De qualquer forma, é um filme que eu recomendo pra quem é fã do trash japonês. A 1a parte do filme foi interessante, mas a 2a rendeu boas risadas. Mas como eu disse, VEJAM A SEQUÊNCIA, NORIKO'S DINNER TABLE! Esse filme sim é incrível e vale a pena. Mas eu recomendo que vejam Suicide Club antes ou você pode ficar um pouco perdido na sequência de eventos referentes aos suicídios em massa.

Template by:

Free Blog Templates